Como posso ajudar as abelhas que estão a desaparecer?


As abelhas estão a desaparecer por várias razões como doenças, destruição dos seus habitats, menos fontes de alimento e uso de pesticidas. Ainda é possível revertermos esta situação e tu podes fazer parte desta mudança. Deixamos-te três ideias:

  • Não uses pesticidas e de preferência consome alimentos produzidos em modo de produção biológico;
  • Planta flores, sobretudo flores silvestres que sejam nativas - são o alimento favorito das abelhas;
  • Pendura um hotel de polinizadores - podes pôr no jardim ou na varanda e estás a criar um habitat para as diferentes abelhas solitárias e outros polinizadores.




Quero ter abelhas. Como me posso tornar apicultor(a)?


Primeiro que tudo, parabéns pelo teu interesse e bem-vindo à nossa comunidade de apicultores! Deixamos-te uma lista de sugestões para te iniciares neste mundo fascinante da apicultura.

  • Visita um apiário para ver se gostas. Vem visitar o nosso!
  • Faz várias formações e workshops sobre apicultura.
  • Adere a comunidades de apicultores nas redes sociais.
    Estas são as maiores em Portugal no Facebook: Os Amigos das Abelhas e Turma da Abelha .
  • Lê livros sobre apicultura. Se precisares de recomendações, contacta-nos.
  • Adere a associações de apicultores que tenhas perto de ti.
  • Oferece a tua ajuda a apicultores mais experientes e acompanha-os nas suas idas ao apiário.




As abelhas são agressivas?


Não, as abelhas não são agressivas. Elas quando nos picam têm um razão para o fazer e regra geral é por nos sentirem como ameaça, quer seja por estarmos muito perto da sua casa ou porque as enxotámos e não reparámos. Por isso, na apicultura dizemos antes que as abelhas são defensivas.




Porque devo ser um(a) apicultor(a) em Modo de Produção Biológico?


A apicultura em modo de produção biológico (MPB) não usa produtos químicos de síntese e tem práticas mais sustentáveis que respeitam as abelhas e a natureza. Nós somos apicultores em MPB e embora neste modo se retire menos mel e pólen das colmeias, consideramos que é sustentável economica e ambientalmente e é com o qual nos identificamos.




Onde posso arranjar um hotel de polinizadores?


Podes comprar um hotel de polinizadores online. Vais ficar surpreendido com os diferentes tamanhos e feitios que podem ter. Ou se preferires, também podes fazer o teu! Para além de serem uma excelente actividade para se fazer em família, vais ser a inveja entre os teus amigos. Existem imensos vídeos no Youtube que mostram passo a passo como se faz.




As Colmeias da Joana vendem mel?


Nós produzimos mel em pequenas quantidades e vendemo-lo localmente. O nosso mel é de modo de produção biológico.




Sou alérgico ao pólen. Posso comer mel ou pólen?


Se és verdadeiramente alérgico ao pólen, ou seja, se já desenvolveste uma reação na pele ou problemas respiratórios após comeres pólen então não, não deves ingerí-lo, nem mel.




Como posso chegar Às Colmeias da Joana?


A morada da quinta é Rua Actor Eusébio de Melo 18, 2670-756 Lousa, Loures. As Colmeias da Joana ficam na Quinta do Fétalinho numa aldeia chamada Lousa que fica a 25 minutos de Lisboa de carro. Para chegares à quinta existem várias alternativas. A quinta tem um portão encarnado grande e quando chegares não tenhas vergonha e toca o nosso sino! 1. De carro

  • Estamos a 25 minutos de Lisboa de carro. Podes encontrar-nos no Google Maps por “As Colmeias da Joana” ou se preferires pela nossa morada “Rua Actor Eusébio 18, Lousa, Loures”. Podes estacionar logo a seguir ao portão, do lado de fora.
2. Autocarro
  • Podes apanhar um autocarro até Lousa no Campo Grande em Lisboa.
    Há três companhias que te trazem até nós: Mafrense, Barraqueiro e Isidoro Duarte.
    O bilhete custa cerca de 3,50 euros e a viagem demora 40 minutos.
    Não tenhas vergonha de pedir ao condutor para te dizer quando for a paragem de Lousa. Se quiseres diz-nos que podemos ajudar-te com os horários. Quando saíres em Lousa, vais ter de andar 5 minutos a pé para chegares à quinta.
3. Uber / Free Now / My Taxi / Bolt
  • Todos os serviços de Taxi ou similares como a Uber podem-te levar até ao nosso portão. Custa cerca de 25 euros e demora 25 minutos a chegar a Lousa.




Que mais posso visitar ao pé das Colmeias da Joana?


Vamos-te dar mais motivos para nos vires visitar! Eis alguns locais que nós gostamos muito!




Qual é a política de cancelamento d'As colmeias da Joana?


Podes cancelar a tua inscrição até uma semana antes da actividade, e receber o reembolso total ou transferir para outra data, desde que seja de igual valor. Para tal, deves entrar em contacto connosco através do e-mail: info@ascolmeiasdajoana.com, e incluír: o teu nome, o número da encomenda, o nome da actividade, a data a hora. As Colmeias da Joana reservam-se ao direito de cancelar qualquer actividade que não obtenha inscrições suficientes, por mau tempo ou outras situação fora do nosso controlo como imposição de confinamento. Entraremos em contacto por e-mail ou telefone, e faremos o reembolso total ou podes solicitar a transferência da actividade para outra data à tua escolha (dependendo da disponibilidade).





Perguntas Frequentes

Subscreve a nossa Newsletter

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2021 As Colmeias da Joana®, é uma marca registrada. Todos os direitos reservados.